Blog

Entenda o que é:Jazigo e Mausoléu

Categoria Sem categoria

14261 visualizações

Entenda o que é:Jazigo e Mausoléu

O que é jazigo?

Por definição, de acordo com dicionários da língua portuguesa, a palavra jazigo significa: “local onde alguém é enterrado ou sepultado; sepultura, túmulo”. Tipo de construção, num cemitério, usada para sepultar várias pessoas de uma mesma família; monumento funerário”.

No sentido figurado a palavra jazigo aparece como: lugar onde se guarda ou oculta alguma coisa; depósito. Ou, ainda, como: lugar escolhido para se refugiar; refúgio

No contexto da Mineralogia a palavra designa: lugar em que existem camadas, veios ou filões de minerais no seio da terra; mina: jazigo de diamantes.

Quando buscamos a origem da palavra jazigo, ou seja, etimologicamente falando, não existem explicações seguras sobre sua origem e, muitas vezes, são apontadas origens questionáveis. O mais aceitável é que jazigo talvez tenha se originado da palavra jazer do latim JACERE, que, por sua vez, tem o significado de: estar deitado; estar em posição estendida e imóvel; estar ou parecer morto; estar sepultado.

Como sinônimo, também apresentado em dicionários da língua portuguesa, jazigo é o mesmo que: carneiro ou vala, mausoléu, sepulcro, sepultura, tumba, túmulo, depósito, refugio, mina. Mas é sabido que, quando consideramos os sentidos estritos das expressões, existem diferenças significativas em seus significados. Podemos citar, por exemplo, o que difere um Jazigo de um Mausoléu.

Diferenças entre Mausoléu e Jazigo

O mausoléu é um monumento funerário, que geralmente apresenta grandes proporções. A maioria dos mausoléus foi construída para armazenar os corpos de pessoas de famílias de destaque social e/ou celebridades.

Como já citado, os jazigos são túmulos nos quais ficam os corpos das pessoas falecidas após o sepultamento. Ao contrário dos mausoléus, em cima dos jazigos não existe nenhum tipo de construção. Isso possibilita, quando solicitado pela família e autorizado pela administração dos cemitérios, a exumação de coros para que um novo familiar tenha a possibilidade de ser sepultado no mesmo local. Esse fato ocorre com certa frequência em jazigos antigos de famílias numerosas.

Como a maioria dos mausoléus são construções dispendiosas realizadas por famílias de boas condições financeiras e de destaque social, muitas dessas construções apresentam elementos artísticos e históricos que despertam a atenção das pessoas e que atraem visitações turísticas. Para atender a essa demanda, cemitérios do Brasil e de todo o mundo se organizaram e realizam excursões guiadas contextualizando histórica, artístico e culturalmente tais obras.                         

Embora esses locais tenham sido construídos com a intenção de honrar e homenagear à memória de pessoas importantes, eles trazem consigo muito do legado e da história de um povo e de uma nação.

Os mais importantes e notórios mausoléus do mundo integram a lista de Patrimônios da Humanidade da UNESCO.

Conheça a seguir a lista dos Mausoléus e Cemitérios de maior destaque e notoriedade no mundo

  • Pirâmides de Gizé

Nas proximidades da cidade do Cairo, capital do Egito, as Pirâmides de Gizé são mausoléus a céu aberto que representam um dos monumentos mais antigos do mundo. No complexo formado por três pirâmides, estão os corpos de grandes faraós: Quéops, Quéfren e Miquerinos.

Em suas proximidades, outras pirâmides abrigam corpos de outros faraós, como a pirâmide em escada de Djoser e a pirâmide torta de Dashur.

  • Vale dos Reis

Também no Egito o Vale dos Reis, localizado na cidade de Luxor, é um monumento turístico que recebe anualmente milhares de visitantes. O Vale dos Reis abriga diversas tumbas com corpos de faraós poderosos. Ali se encontra a câmara funerária de Tutankhamon, Ramsés II e Amenhotep III.

  • Hôtel des Invalides

O Hôtel des Invalides está localizado em Paris, e foi construído em 1670 no reinado de do Rei Luís, para abrigar militares de destaque da época. O corpo de Napoleão Bonaparte está dentro de um sarcófago de pórfiro neste cemitério.

  • Tumba de Ciro, o Grande

No Irã, no vale de Pasárgada, uma imponente tumba abriga o corpo de Ciro, um estadista da antiguidade,  cuja história está relacionada à criação do Império Turco-otomano.

  • Taj Mahal

Na cidade de Agra, na Índia, Taj Mahal é considerada uma das Maravilhas do Mundo Moderno. O Taj Mahal é um mausoléu, construído entre os anos de 1631 e 1648, por ordem do imperador Shah Jahan, para homenagear a sua esposa favorita, Mumtaz Mahal, como um símbolo do seu amor eterno.

  • Abadia de Westminster

A Igreja Anglicana é um dos locais que abrigam corpos de pessoas extremamente importantes para a história mundial. Ali estão sepultados os corpos de Charles Darwin, Isaac Newton e diversos reis que comandaram o Reino Unido. Contudo, um dos corpos mais importantes é de uma pessoa que não sabemos quem é: a Tumba do Soldado Desconhecido. O corpo, encontrado durante a Primeira Guerra Mundial, é de um soldado cuja identidade nunca foi recuperada.

No Brasil, existem, também, cemitérios e mausoléus de destaque turístico. Falaremos sobre eles em uma próxima oportunidade.

Mausoléu foi uma opção bastante utilizada no passado para homenagear pessoas importantes e de destaque social. No mundo contemporâneo, formas mais simbólicas, menos dispendiosas e mais ecológicas têm sido as escolhas preferenciais das famílias, sejam elas notórias ou não.

Como o Bioparque Pode Ajudar

O BioParque,  Parque Ecológico e Memorial oferece uma oportunidade diferenciada e única que está ao alcance daqueles que queiram prestar uma homenagem a um ente querido, de forma ética e ecológica, carregada de significado.

Saiba mais:

Exumação: o que é e como o Bioparque pode Contribuir

Cremação em BH: entenda como funciona

 

                    Deixe o BioParque, a Natureza e a Vida surpreenderem você! 

Compartilhe este conteúdo!
Leia também