Blog

EXUMAÇÃO – O QUE É E COMO O BIOPARQUE PODE CONTRIBUIR

Categoria Exumação Luto

1226 visualizações

Embora a morte seja o destino inquestionável e comum a todos nós, ainda é um assunto pouco discutido o qual tentamos evitar a todo custo. A morte envolve muitos tabus que são recorrentes e que podem ser observados na maioria das sociedades ocidentais. Esse fato, no entanto, não impede a existência de costumes e formas diferentes de celebra-la.

São as tradições culturais e às crenças religiosas que determinam os costumes das populações. As celebrações da morte podem se apresentar de forma bastante diversificadas e, às vezes, até mesmo em países ocidentais, tais celebrações podem ser surpreendentes. No México, por exemplo, a morte é digna de uma grande celebração que envolve rituais de origem indígena. O dia dos Mortos, dia 2 de novembro, é comemorado em honra aos falecidos e para os mexicanos é quando as almas são autorizadas a visitar os parentes vivos. Os povos mexicanos celebram essa data com festas recheadas de música, danças, bolos, e doces. Segundo a crença popular, nos dias 1 e 2, chamados de Días de Muertos, os mortos têm permissão divina para visitar parentes e amigos. Por isso, as pessoas enfeitam suas casas com flores, velas e incensos, preparam as comidas preferidas dos que já partiram e se usam máscaras de caveira e roupas com esqueletos pintados ou se fantasiam de morte. Mas, na grande maioria do mundo ocidental, as celebrações inerentes à morte são, de modo geral, de natureza fúnebre.

Compreender a morte e os processos que a envolvem é muito importante para ajudar às pessoas a lidar de forma mais natural, menos sofrida e mais serena, com o acontecimento, quando for necessário se deparar com ele.

Assim como a morte, a exumação é também um tema que envolve muitos tabus, principalmente por ser um processo pouco falado e bastante desconhecido por grande parte das pessoas. Embora seja pouco comentado, a exumação desperta curiosidades e envolve cuidados de diferentes áreas.

Para elucidar questões relativas à exumação de cadáveres, trataremos a seguir de alguns pontos mais comuns que envolvem esse procedimento, tais como: quando e com que objetivo ela é realizada, quais são os aspectos legais relacionados ao processo e qual é o custo médio de uma exumação.

Compreendendo a exumação
Suscintamente, podemos definir a exumação como o ato de desenterrar um corpo retirando os restos mortais do espaço onde ele foi sepultado com alguma finalidade específica. Na maioria das vezes a exumação é realizada para atender às questões jurídicas, por necessidade de liberar espaços em caso de superlotação dos cemitérios ou, ainda, para atender questões pessoais. Esse procedimento segue normas bastante rígidas e específicas.

Quando a questões é judicial, a exumação auxilia investigações criminais, sobretudo em caso de morte suspeita ou quando há ocorre a necessidade de confirmação da causa da morte por algum motivo. A exumação também pode esclarecer casos de paternidade quando é feita para realização de exame de DNA.

A justiça é o órgão que possui legitimidade para autorizar o processo de exumação de um corpo. Quando a exumação é feita por solicitação da família, é necessário solicitar a autorização judicial por meio de documentos entregues à administração do cemitério. O prazo para a solicitação da exumação de um cadáver é de três anos, no caso de adultos, e seis anos, no caso de crianças. Em casos de investigação criminal esses prazos não prevalecem.

Quando o objetivo é de evitar a superpopulação dos cemitérios, principalmente quando se trata de cemitérios públicos (Cemitério do Bonfim e Cemitério Parque Nova Lima), existem prazos estipulados de permanência nos corpos nos jazigos. Quando acontece a superpopulação de um jazigo, a família é consultada para que se decida como será o processo de exumação e os restos mortais são depositados em um ossuário No caso dos cemitérios particulares (Bosque da Esperança e Parque Renascer), os restos mortais costumam ser depositados em uma caixa próxima ao jazigo. Os valores cobrados pela exumação costumam variar de acordo com a localidade, mas giram em torno de R$ 300,00. Já Os valores cobrados pela cremação são bastante variáveis aqui no Brasil. Geralmente, o procedimento tem custo a partir de R$ 3000,00 que variam de acordo com serviços adicionais solicitados.

Questões pessoais também podem ser consideradas para se realizar uma exumação. Hoje, com a possibilidade de se realizar a cremação dos restos mortais exumados, que se constituem basicamente de ossos, a tendência de se dar um destino mais significativo e ecológico às cinzas tem crescido expressivamente.

E o BioParque, nesse sentido, têm prestado serviços de excelência às famílias; cuidando da exumação e dando um destino especial às cinzas. Além disso, com o BioParque propicia o resgate de histórias e a eternização das memórias, possibilitando que as famílias prestem uma homenagem singular, carregada de significado a seus entes queridos.


BioParque Nova Lima


Incube Center – Showroom BioParque


Incubadora BioParque

As cinzas, acomodadas em uma urna ecológica irão integrar-se ao ciclo de vida de uma espécie arbórea que, crescerá a partir de uma semente monitorada continuamente por especialistas, até que possa ser transferida para o solo do BioParque, um parque memorial e museu, sediado no município de Nova Lima.

Quer saber mais sobre o BioParque?
Acesse o site: bioparquebrasil.com.br
Deixe o BioParque, a Natureza e a Vida Surpreenderem Você!

Compartilhe este conteúdo!
Leia também