Blog

BioParque: Uma homenagem repleta de significados

Categoria Celebração Fé e espiritualidade Homenagem Luto

474 visualizações

BioParque: Uma homenagem repleta de significados

É inquestionável a importância dos símbolos na vida e na cultura dos povos. Eles sempre representaram, de forma codificada, os ideais e aspirações humanas, assumindo diversos significados dentro de contextos culturais e históricos.

Elementos importantes no processo de comunicação, muitos símbolos têm reconhecimento internacional e nos auxiliam em várias situações cotidianas. Outros, no entanto, somente podem ser compreendidos por determinados povos, de acordo com suas tradições e culturas.

Muito associados às questões de caráter místico, espiritual e religioso, os símbolos são recursos expressivos que revelam convicções e valores e, por isso, dão identidade às instituições. Em especial e com mais profundidade, nas instituições religiosas, eles traduzem crenças e apontam sempre uma dimensão transcendente e espiritual, mobilizando e alimentando emoções.

Representados por objetos ou mesmo por seres vivos como, por exemplo, um trevo que simboliza a sorte ou uma pomba branca que simboliza a paz, eles traduzem ideias e/ou sentimentos que sempre ultrapassam o nível do que se visualiza.

Dentre os seres vivos, a árvore assume importância determinante e é um dos elementos da natureza com maior carga simbólica. Para além de seu papel ecológico, com sua presença física ou imaginada e caráter sagrado, a árvore constitui símbolo de características positivas em diferentes culturas humanas. Suas representações simbólicas, revelam, dentre outras, identidades: paisagísticas, históricas, territoriais e memoriais…

No BioParque, as árvores destinadas à homenagem aos entes falecidos, representam marco memorial, literal e simbólico, carregadas de afetos e significados. Cada uma das sete espécies disponibilizadas traz ainda uma simbologia própria que, muitas vezes, determina a escolha de cada família para concretizar a homenagem.


BioParque – Espécies

Para conhecer mais sobre a simbologia de cada espécie, consulte nosso site: www.bioparquebrasil.com.br

Deixe o BioParque, a natureza e a vida surpreenderem você!

Compartilhe este conteúdo!
Leia também