BioParque Memorial

Memorial e museu do
meio ambiente, cultura,
arte e bem-estar social

A perfeita união entre
natureza e arte

O museu e galerias de arte contemporânea do
BIOPARQUE apresentam temas relacionados
à vida e à sociedade.

CONHEÇA AS GALERIAS

Preservação e desenvolvimento socioambiental

Árvore fundamental
Tecnologia a serviço
da sustentabilidade

Inspirado na árvore de Singapura, estamos propondo a construção de uma árvore escultural de Ferro-Nióbio e células fotovoltaicas.

Associando tecnologia e botânica um sistema híbrido de captação e distribuição de energia solar e eólica, atuará como matriz energética do parque, além de contar com um sistema de captação e reutilização de recursos hídricos do solo e das chuvas.

A ÁRVORE FUNDAMENTAL estará concectada às outras árvores semelhantes, porém menores, de modo a coletar, armazenar e distribuir pelo parque toda a energia necessária à sua operação.

Dessa forma, a iluminação, refrigeração, movimentação dos veículos elétricos, bombeamento de água, irrigação (sistema construído com tubos de Ferro-Nióbio) e todos os demais equipamentos serão mantidos por energia solar e eólica.

Estrada Real

Galeria Ciclo do Ouro
e Estrada Real

A ESTRADA REAL passa, literalmente, às margens do BIOPARQUE e, representa os caminhos do período colonial que ligavam a região das minas do ouro ao litoral brasileiro. Por essa rota, o ouro era transportado até o porto e, ao longo dele, foram fundadas as vilas e cidades, pontos de parada de tropeiros.

Com mais de 1.630 km de extensão, a “A ESTRADA REAL“ é hoje a maior rota turística do país e um dos maiores programas de incentivo ao turismo no Brasil. Tem em sua essência o resgate histórico e a valorização das tradições e identidades regionais.

Nessa exposição, apresentamos as origens de Minas, as histórias das minas de ouro, as tradições e identidades mineiras, os conjuntos arquitetônicos e as belezas naturais do estado. Por meio de expressões artísticas: música, dança, artesanato, culinária, folclore, religiosidade, lendas e crenças, vamos apresentar a mais pura essência do povo mineiro.

Acreditamos que estimular o interesse pela cultura e pela história de forma crítica e reflexiva possibilite a salvaguarda do patrimônio cultural, tangível e intangível, existentes no percurso mineiro das “Estradas Reais”.

IEF

Galeria
Biomas Brasileiros

Biomas são regiões que compreendem grandes ecossistemas. Esses, por sua vez, são constituídos por uma comunidade biológica com características semelhantes. O Brasil possui seis biomas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal.

Minas Gerais é um dos estados brasileiros mais ricos em biodiversidade. Sua ampla extensão territorial, o clima, o relevo e os recursos hídricos propiciaram o desenvolvimento de uma cobertura vegetal extremamente rica e diversa que forma três grandes biomas: a Mata Atlântica, o Cerrado e a Caatinga. Esses biomas revelam uma grande diversidade de paisagens e uma riqueza extraordinária de flora e de fauna.

Toda a vida na Terra é parte de um grande sistema interdependente que interage e depende dos componentes não vivos do planeta: atmosfera, oceanos, águas doces, rochas e solos. A humanidade depende totalmente desta comunidade viva – a biosfera – da qual somos parte integrante. (UNEP; IUCN; WRI, 1992)

Nos biomas, é a dinâmica dos ecossistemas que garante a provisão de alimentos e de água doce, a polinização das culturas, a manutenção do clima e dos ciclos hidrológicos, a purificação do ar e da água, a atenuação de inundações e secas, a proteção contra erosão, o conhecimento genético empregado na biotecnologia, dentre outros fatores que são primordiais para a manutenção da vida no planeta, em especial, para a nossa sobrevivência.

Nessa exposição, apresentaremos os biomas brasileiros com foco na Mata Atlântica e Cerrado, evidenciando a biodiversidade local e o papel ecológico que desempenham no ecossistema. Pretendemos ir além da informação. Despertar a curiosidade, sensibilizar e provocar a reflexão são propostas dessa exposição.

Acreditamos que o conhecimento sobre a biodiversidade seja uma forma importante de contribuir para sua preservação e seu uso sustentável.

Galeria
Rio das Velhas

As cidades nascem abraçadas a seus rios, com os quais estabelecem inúmeras e diversas relações. É inquestionável a importância de um rio para a sobrevivência de uma cidade e para a vida das pessoas. Relações de trocas, materiais e imateriais, são continuamente construídas entre as cidades, as pessoas e seus rios.

O rio que com suas águas infiltra e permeia o solo, infiltra também na alma de um povo e se torna capaz de revelar histórias de suas origens, de seus antepassados, de suas culturas e de suas montanhas e vales.

Por outro lado, existe uma relação ambígua entre as cidades e seus rios. Segundo a historiadora Gercinair Gandara, muitas cidades que nascem voltadas para os rios acabam virando-lhes as costas e“isso resulta das próprias dinâmicas das cidades” . Dessa forma, as cidades-rios passam a ser “chaves para a leitura do mundo e do ambiente”.

E com o Rio das Velhas não foi diferente. As cidades mais antigas de Minas Gerais foram construídas pelos bandeirantes nas proximidades do Rio das Velhas. O Rio tem uma história marcada pelo garimpo, desmatamento e exploração das montanhas regionais, ricas em minérios. O rio sofre, ainda, com a poluição originada nos centros urbanos, que utilizam os cursos d’água como destino de esgoto e lixo, principalmente da região metropolitana de Belo Horizonte que concentra 70% da população na área territorial de sua bacia.

Todo movimento que favoreça uma reconciliação entre os habitantes de uma cidade e seus rios estará, também, favorecendo uma reconciliação entre as pessoas, a natureza e a vida. Pretendemos apresentar a história do rio de forma reflexiva e contextualizada contribuindo, assim, para esse movimento.

Um lugar onde
a paz, o respeito
e o equilíbrio
se encontram

A Urna

HOMENAGEIE, PLANTE UMA ÁRVORE

Acomodadas em cápsulas biodegradáveis, as cinzas resultantes da cremação contribuirão para o desenvolvimento de uma árvore.

Cultivar lembranças, preservar histórias e valorizar a vida.

Esse é o propósito do BioParque!

Cinzas - Semente - Árvore

ESCOLHA SUA ÁRVORE

Torne sua homenagem ainda mais personalizada para que suas melhores lembranças estejam cada vez mais vivas.

Ipê-Amarelo
Ipê-Amarelo
Jacarandá
Jacarandá
Acácia-Amarela
Acácia-Amarela
Pau-Brasil
Pau-Brasil
Quaresmeira
Quaresmeira
Sibipiruna
Sibipiruna
Jequitibá
Jequitibá

Escolha, entre as espécies, aquela que faz mais sentido para você.

LEGADO VIVO

Por meio da plataforma BIOPARQUE você constroi o perfil do seu ente querido, criando um “LEGADO VIVO”, “conectado à árvore escolhida para essa homenagem”, com suas lembranças e histórias.

As memórias de uma vida.

Saiba mais

Nosso App

Conheça o BioParque » Clique aqui

Consulte também outras opções de serviço

SERVIÇOS FUNERÁRIOS + CREMAÇÃO + HOMENAGEM BIOPARQUE

Soluções de amparo e cuidados póstumo.

Marcas e produtos patenteados por BiosBrasil S/A. Todas as imagens presentes nesta peça são ilustrativas.