Blog

Dia da Árvore

Categoria Bioparque Meio ambiente

264 visualizações

Dia da Árvore

Em pleno século XXI, em que os problemas relacionados ao meio ambiente são cada vez mais evidentes e graves, ressaltar a relevância das árvores em nossas vidas e de toda a vida do planeta pode soar redundante para alguns. Afinal todos já ouviram falar sobre a capacidade das árvores de absorver dióxido de carbono, fornecer sombra e até mesmo nos proporcionar ar puro para respirar.

Ademais, sabemos que as árvores desempenham um papel fundamental no equilíbrio do clima planetário, atuando como verdadeiros “sumidouros” de carbono. Por meio da fotossíntese, elas capturam o CO2 presente na atmosfera e liberam oxigênio, contribuindo para a redução do efeito estufa.

Estudos mostram, ainda, que a presença de áreas arborizadas está diretamente relacionada a uma melhor qualidade de vida das populações urbanas. É fato que as árvores têm a capacidade de regular a temperatura local, fornecendo sombra e amenizando o impacto das ondas de calor.

Além disso, as árvores contribuem para a conservação do solo, evitando a erosão e o assoreamento dos rios. Suas raízes, ao penetrarem no solo, o tornam mais permeável, permitindo a infiltração da água da chuva e a recarga dos lençóis freáticos.

Claro que não podemos esquecer da importância das árvores para a preservação da biodiversidade, pois elas abrigam uma infinidade de espécies de animais e plantas, fornecendo abrigo, alimento e reprodução para diversas formas de vida.

No entanto, também é fato que a destruição indiscriminada das florestas coloca em risco a sobrevivência de várias espécies, além de comprometer os serviços ecossistêmicos essenciais para a humanidade. Por isso, é eminente a necessidade de preservação e de plantio de árvores, que deve ser constantemente reforçada, tanto no aspecto individual quanto coletivo. Ora, somente com ações efetivas de reflorestamento e proteção dos ecossistemas naturais podemos mitigar os impactos negativos causados ao meio ambiente e garantir um futuro possível e sustentável para as próximas gerações.

Nesse sentido, alicerçado em valores de sustentabilidade e preservação do meio ambiente, o BioParque Nova Lima, tem contribuído de forma significativa para a proteção do ecossistema local. Entre 2021 e 2022, contribuiu com o plantio de mais de 2000 mil árvores endêmicas no solo do parque e, já está programando o plantio de mais 2000 ao longo de 2023/2024. Dessa forma, o BioParque está recuperando a mata nativa local e, consequentemente, contribuindo para a melhoria ambiental de todo o ecossistema.

E você, como tem contribuído para a melhoria ambiental de nosso planeta?

Conheça o BioParque, Parque Memorial e Ecológico, onde você pode homenagear seu ente querido que já se foi, plantando uma árvore utilizando-se das cinzas resultantes da cremação. Uma oportunidade para ressignificar a saudade e ainda contribuir para preservação da natureza.

Compartilhe este conteúdo!
Leia também