Blog

O SHOWROOM, O INCUBE CENTER E O PARQUE

Categoria Cerimônia Homenagem

1511 visualizações

O SHOWROOM, O INCUBE CENTER E O PARQUE

A inovação trazida pelo BioParque não se restringe unicamente ao seu conceito de vanguarda, mas vai muito além e pode ser observada até mesmo em sua estrutura física. Dois ambientes que traduzem bem esta afirmação são o Showroom BioParque e o Parque.

Situado em um prestigiado bairro da região Centro-Sul de Belo Horizonte, o Showroom BioParque é um espaço moderno, alocado em uma casa tombada pelo patrimônio histórico. E, é justamente este paradoxo entre o moderno e o antigo, harmonicamente dispostos em um mesmo local, que de imediato desperta a admiração e a atenção de quem passa por lá. A ampla fachada de vidro emoldura os belos jardins datados da década de 1960. A forma rígida e retilínea dos vidros mistura-se às formas orgânicas dos jardins, produzindo um efeito de fluidez e completude entre elas.


Fachada – Showroom BioParque

Em seu interior, cada ambiente foi minuciosamente projetado de forma a permitir ao cliente uma experiência única, que envolve desde a compreensão da proposta conceitual do BioParque a um tour virtual pelas galerias e demais ambientes do Parque. Novamente, a arquitetura original projetada há décadas conversa intimamente com os aparatos tecnológicos ali instalados. E como falar de tecnologia sem mencionar o Incube Center?!

Após a Cerimônia de Plantio da semente, que é uma das primeiras etapas da Homenagem BioParque, a biourna é levada para o Incube Center. Dividido em três ambientes, o moderno Centro de Incubação abrigará a muda até o momento em que a mesma estiver pronta para ser transplantada no solo do Parque. Com design peculiar, o Incube Center é composto pelo Centro de Germinação, onde a muda permanecerá por um breve período a partir da germinação da semente; Centro de Vivência, em que a muda permanecerá durante boa parte do seu processo de crescimento e desenvolvimento e, por fim, tem-se o Centro de Aclimatação, onde a muda passará por um processo de rustificação antes de ser levada ao Parque. Os Centros de Germinação e Vivência foram projetados de forma a proporcionarem condições ótimas para o desenvolvimento da muda, tendo um refinado controle de temperatura, radiação solar incidente e irrigação. O acompanhamento do desenvolvimento da árvore pode ser feito remotamente, por meio da Plataforma BioParque. Mas deixemos este assunto para um próximo post…


Incube Center – Showroom BioParque


Incube Center – Showroom BioParque

Bem, a muda cresceu, desenvolveu-se, está com um porte considerável. E agora?! Após passar pelos três ambientes do Incube Center é hora de transplantar a muda no solo do Parque. Mas afinal, o que é este Parque?

Localizado no município de Nova Lima-MG, o BioParque é um Parque moderno, ecológico e sustentável. Banhado pelo rio das Velhas, além de favorecer a flora e fauna locais por meio do plantio das espécies escolhidas para homenagear um ente querido que já se foi, o Parque abriga também várias histórias e memórias… Em suas galerias, a história das Minas Gerais por vezes se mistura à história do próprio homenageado revivendo, por exemplo, a memória afetiva criada a partir do cafezinho ao final da tarde em meio aos “causos” da lida diária. Não é apenas um Parque com plantas e animais. O BioParque transcende a trivialidade, sendo um grande livro da vida no qual histórias de pessoas queridas serão eternizadas e poderão ser lidas pelas gerações futuras, sendo o elo entre o “velho” e o “novo”.

Refazer histórias, cultivar memórias, celebrar a vida- este é o propósito do BioParque!

TT

Compartilhe este conteúdo!
Leia também