Blog

Entenda como são realizadas as cerimônias de homenagem

Categoria Bioparque Cerimônia

43 visualizações

Entenda como são realizadas as cerimônias de homenagem

Como acontecem as cerimônias de homenagem no BioParque

No BioParque, cada cerimônia é um gesto de amor. Pensadas com sensibilidade e profundo respeito, fazem parte da homenagem BioParque — momentos especiais que ajudam na ressignificação do luto, nos quais memórias ganham raízes e continuam a florescer.

A homenagem é vivida em duas etapas, respeitando o tempo das famílias, os ciclos naturais da vida e abrindo espaço em novos significados para a saudade.

A primeira etapa ocorre na Casa Memorial BioParque, em uma cerimônia intimista e personalizada. Nesse momento, realiza-se o plantio de uma semente escolhida pela família — plantada em uma biourna em conjunto com as cinzas da cremação.

Esse plantio possibilita que a ausência se transforme em cultivo das melhores lembranças. A árvore, ao crescer, torna-se um marco memorial — um símbolo vivo da memória, do afeto e da continuidade do legado de quem partiu. É o começo de um processo de ressignificação do luto, onde a dor se transforma em cuidado, presença e natureza.

Após o plantio a urna permanecerá no centro de incubação, a semente irá germinar, crescer e se desenvolver, será assistida por uma equipe de especialistas diariamente. Este período de incubação varia de 12 a 24 meses, dependendo da espécie escolhida, até estar apta para ser transplantada no solo do parque: cerimônia de plantio da muda.

No BioParque, cada árvore representa uma história. E cada homenagem é um convite à celebração da memória e à ressignificação da saudade.

Descubra como transformar saudade em um legado vivo de amor, cuidado e reconexão.

Saiba mais

Compartilhe este conteúdo!
Leia também