Blog

AS COMEMORAÇÕES DO DIA DE FINADOS DE 2021

Categoria Homenagem

856 visualizações

AS COMEMORAÇÕES DO DIA DE FINADOS DE 2021

AS COMEMORAÇÕES DO DIA DE
FINADOS DE 2021

Como já é de costume, no dia 02 de novembro as comunidades religiosas comemoram o dia de finados. No texto anterior, postado aqui neste blog, tivemos a oportunidade de conhecer um pouco sobre as diferentes compreensões e significados que esta data representa para diferentes religiões. A partir desta compreensão são construídas as tradições religiosas que definem as formas como cada instituição religiosa se manifesta, acolhendo seus fiéis e homenageando os mortos em suas comunidades.

Neste ano de 2021, o Dia de Finados se deu em uma terça-feira, e os quatro cemitérios municipais de Belo Horizonte estiveram abertos à visitação, das 7h às 17h30. Por medida de segurança, inerentes à pandemia da Covid-19, as tradicionais missas e celebrações foram suspensas na data e não houve celebrações nos cemitérios. A comercialização de flores e velas, habituais no entorno dos cemitérios nesta ocasião, também foram suspensas por medidas de segurança, mas, as pessoas puderam levar flores e velas adquiridas em outros espaços. O uso de máscara foi exigido aos visitantes e as visitas ocorreram a contento.

Considerando a lastimável quantidade de famílias enlutadas pela Covid-19, neste ano, várias instituições religiosas, congregações, empresas e profissionais liberais que lidam com o luto, se empenharam ainda mais em desenvolver iniciativas significativas para propiciar acolhimento e conforto às pessoas enlutadas.

Neste sentido uma significativa campanha foi proposta pela ACEMBRA: Associação dos Cemitérios e Crematórios do Brasil e o SINCEP: Sindicato dos Cemitérios e Crematórios Particulares do Brasil. Como entidades parceiras do seguimento do luto, essas instituições se mantêm em constante troca de experiências na busca de práticas inovadoras e assertivas de representatividade do setor funerário. A campanha que essas instituições idealizaram este ano foi denominada: DÊ COR A SEU SENTIMENTO. A ação tinha como proposta que as pessoas, utilizando-se de tintas pincéis se inspirassem nos significados das cores, para expressarem seus sentimentos em uma tela em branco em uma construção coletiva.

Peças gráficas, banners e cartazes foram disponibilizados aos parceiros para serem distribuídas em espaços como templos, igrejas, cemitérios, crematórios e parques memoriais. Tais peças, apresentadas a seguir, explicavam toda a proposta, seu significado e a mecânica de sua execução.               

DÊ COR A SEU SENTIMENTO

De que cor é o amor? A saudade? A paz?
E a alegria, a esperança, a espiritualidade?
Neste dia de Finados, convidamos todos  a expressar os seus sentimentos através das cores, criando um painel em homenagem aos entes queridos que não estão mais entre nós. Uma obra de arte especial, emocionante e única, à qual todos estarão sempre ligados através das melhores lembranças. 

MECÂNICA DA AÇÃO

Um local apropriado foi disponibilizado para a pintura de um grande painel (uma parede ou um muro, uma grande tela).

Uma legenda com os significados das cores foi afixado ao lado do painel

Tintas de cores variadas e pincéis foram disponibilizados.

PEÇAS DA CAMPANHA        

 

 

 

 

 

 

 

 

O BioParque, parque Memorial, que dá destinação às cinzas resultantes da cremação,  aderiu à campanha do ACEMBRA/SINCEP e patrocinou essa ação na igreja do Padre Alexandre, Paróquia Bom Jesus do Vale, sediada em Nova Lima.

Durante o dia de finados foram celebradas missas e ao final delas os fiéis eram convidados a participarem da ação.

Ainda em comemoração ao dia de finados e também com o apoio do BioParque e do Legacy (plataforma digital religiosa, idealizada para atender as necessidades rotineiras das paróquias incluindo assistência funerária), o padre Alexandre Fernandes realizou a Live “Saudade é o Amor que fica”. A Live aconteceu na paróquia no período de 17h30 às 20h30 do dia 2, com a participação da Dra. Patrícia Ragone e Andrea Scarpelli e dos cantores Clara Guzella, Vitor Monerrat e Denise Gomes,  

Segundo divulgação da paróquia, foram momentos especiais com canções, orações e reflexões em homenagem aos que já se foram. Esses momentos tiveram como principal objetivo, levar os participantes a repensarem o luto, a saírem da dor em direção à esperança cristã. A morte é o fim da vida biológica e o início da vida eterna.
A live foi disponibilizada no canal do YouTube do Padre Alexandre Fernandes.

Para todos aqueles que sentem necessidade de fechar um ciclo no processo de luto, dando um destino especial e carregado de significados às cinzas resultantes da cremação, o BioParque oferece uma possibilidade única que, com certeza, propicia conforto e alento aos enlutados.

Deixe o BioParque, a Natureza e a Vida Surpreenderem você!

 Saiba mais em: www.bioparquebrasil.com.br

Compartilhe este conteúdo!
Leia também